quarta-feira, 19 de março de 2008

Cinema #2 - Darjeeling Limited e Garage

"Darjeeling Limited" (2007) é de Wes Anderson. Dificilmente poderia ser de outra pessoa.

A frescura do argumento, as extraordinárias interpretações à primeira vista esforçadamente contidas, uma fotografia cheia de pormenores deliciosos, decors que estimulam mais do que a visão... Quando vários elementos como estes se conjugam num só filme, será um sinal de que estamos, com certeza, perante uma peça especial.

O "rebuçado" que antecede o filme (curta "Hotel Chevalier"), funciona como um bom prólogo, daqueles que nos coloca "in the mood".

É impressionante a coerência cinematográfica de Wes Anderson. Tanto ao nível da abordagem como no que à qualidade diz respeito. Aconselham-se vivamente "The Royal Tenenbaums" e "The Life Aquatic with Steve Zissou".





Quanto a "Garage" (2007) de Leonard Abrahamson (Irlanda), pode ter críticas pouco abonatórias, mas tem um trailer que estimula a visualização.

A história do dono de uma garagem pouco movimentada cujo principal problema é o facto de pensar demais, leva a projectar no que poderia ser a nossa sociedade, caso as pessoas que têm pouco com o que se ocupar em vez de vegetarem em frente a uma caixa, que pouco tem de mágico, usassem o tempo livre para pensar...

Sem comentários: