quinta-feira, 6 de março de 2008

Paris

Numa cidade onde se podem encontrar filas para aceder a uma biblioteca, aconselha-se a visita a alguns locais que, apesar de aparecerem em alguns guias, não são os mais concorridos (se bem que o ser "concorrido" em Paris tem uma conotação diferente da que usualmente lhe é dada no nosso país...):

Maison Européenne de la Photographie
Actualmente com exposições que vão de trabalhos clássicos de registo documental humanista - Edouard Boubat - a encenações de cariz conceptual - Shoji Ueda - a outros que quebram com os formatos convencionais - Peter Knapp


Edouard BoubatShoji Ueda


Peter Knapp

Palais de Tokyo
Um edifício majestoso na margem norte do Sena, em aparente remodelação. Um local de referência no que à arte contemporânea diz respeito. A exposição actual é de Loris Greaud, a livraria vale uma visita atenta.


Vista da exposição - Palais de Tokyo

Centre Pompidou
Embora seja um espaço mais popular, são vários os motivos de interesse: exposição com trabalhos de arte moderna e contemporânea da colecção do museu (sim, uma réplica da peça que provocou uma impressionante revolução na forma como as artes plásticas são vistas hoje em dia, faz parte da colecção - imagem em baixo), o edifício, a envolvência.



Centro Pompidou


The Fountain, de Marcel Duchamps, fotografada por Alfred Stieglitz

Sem comentários: