quinta-feira, 26 de março de 2009

Conferência de um macaco na Universidade Nova de Lisboa


Na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, às 18 horas, no Auditório da Biblioteca da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Caparica), A Causa apresenta Conferência de um macaco, um espectáculo em homenagem ao Ano de Darwin.

Conferência de um macaco é um monólogo baseado no Relatório a uma Academia de Franz Kafka, com tradução, adaptação dramatúrgica, encenação e interpretação de Amândio Pinheiro.

O espectáculo faz uma abordagem literária do legado de Darwin através da história de um macaco, narrada na primeira pessoa, que em cinco anos deixa de o ser.

Através da descrição do percurso do macaco desde a sua captura em África até chegar a um nível de cultura e urbanidade de um europeu, Conferência de um macaco propõe ao espectador uma perspectiva insólita sobre as questões do evolucionismo.

Com muito humor e uma certa dose de crueldade, o texto é um mergulho frio e consciente no mistério que é a passagem dos primatas ao homo sapiens sapiens, da irracionalidade à racionalidade, da animalidade à humanidade e da natureza à cidade.

O espectáculo insere-se no evento A rEvolução Darwiniana da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) para celebrar o Ano de Darwin. O evento, que teve início a 4 de Março conta com várias actividades desde conferências e debates, exposições, instalações, mostra de vídeos e teatro.

No ano em que se celebra os 200 anos do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin e os 150 anos da publicação da sua obra A origem das espécies, a FCT pretende com este evento não só mostrar a importância do conceito de evolução para a sociedade como também esclarecer e desmistificar temas científicos.

Com 45 minutos de duração, o espectáculo Conferência de um macaco fecha o ciclo de teatro do evento A rEvolução Darwiniana da FCT.

Ficha técnica:
A partir da obra de Franz Kafka
Tradução, encenação e interpretação: Amândio Pinheiro
Desenho de Luz: Filipe Pinheiro
Vídeo: João Leal e Zé Pedro Magano
Produção: Maria Sangreman

Sem comentários: