quinta-feira, 26 de março de 2009

Conferência de um Macaco


É um monólogo que nos conta a incrível história de um macaco que em 5 anos deixa de o ser. O ex-macaco apresenta-se perante nós vestido com um fraque no apogeu da sua carreira, dá uma conferência a uma Academia. Descrevendo em linhas gerais o seu percurso — desde a captura em África, passando pelo circo, pelos espectáculos de variedades e pela educação intensa e concentrada que recebeu — até chegar ao presente, ou seja: a um nível de cultura e urbanidade de um Europeu.
É um texto com muito humor, e uma certa dose de crueldade que coloca o espectador numa perspectiva insólita perante as questões do evolucionismo. Não é um texto didáctico e não vincula conhecimentos científicos exactos, mas naturalmente é um modo literário de abordar o legado de Darwin, que seguramente Kafka conhecia e leu, sintetizando as suas teorias num genial conto na primeira pessoa.
Na conferência que o ex-símio pronuncia, dando conta da sua experiência pessoal, assistimos de facto a uma amalgama concentrada dos próprios mecanismos da evolução. É um mergulho frio e consciente no mistério que é a passagem dos primatas ao homo sapiens sapiens, da irracionalidade à racionalidade, da animalidade à humanidade, da natureza à cidade...

Sem comentários: