segunda-feira, 9 de março de 2009

A CAUSA



Com sede em Vila das Aves o colectivo CAUSA.AC nasce ainda de modo informal com uma série de elementos, ligados a várias áreas e instituições culturais.
A primeira experiência efectiva foi em 2005 com a realização do espectáculo "Os últimos dias de Sócrates" em co-produção com o Teatro da Trindade com financiamento do IA e da F.C.Gulbenkian, realizado no Borboletario do Rei, no Jardim da Tapada das Necessidades e no inicio de 2006 no Teatro da Politécnica em Lisboa.
Este projecto prossegue, ainda nesse ano, com um laboratório teatral na Escola da Ponte/Vila das Aves (alunos do 1º ciclo dedicado aos "Pré-socráticos" e com os do 2º ciclo dedicado à "Filosofia depois de Platão", com apresentação pública final no Cine-Aves.
Em 2006 o colectivo dá seguimento ao espectáculo dedicado a Sócrates (utilizando a mesma cenografia e elenco bem como estrutura dramatúrgica) e co-produz com o Teatro da Trindade e com o TNDMII, "Os últimos dias de Giordano Bruno" e "Os últimos dias de Galileu" no Teatro da Politécnica, no Teatro Aveirense e em digressão pelo país em escolas secundárias.
Nesse ano e de novo em colaboração com a Escola da Ponte (eleita em 2007 uma das 5 melhores escolas de ensino básico do mundo) realiza outro laboratório teatral a a partir de "A quinta dos animais" de George Orwell, com apresentação pública no Centro Cultural de Vila Das Aves.
Em 2007 dá-se também início à primeira internacionalização com a produção para o "Festival Teatri delle Mura" em Pádua (Itália), do espectáculo "La Muraglia Cinese" de Franz Kafka. De seguida sempre à volta de Kafka apresentou-se "K" no Centro Cultural de Vila das Aves, espectáculos que ainda se encontram em repertório.
Na passagem de 2007 para 2008, a CAUSA.AC em colaboração com os pelouros da cultura de 13 Câmaras Municipais da Área Metropolitana do Porto, da CP e do Metro do Porto, leva a cabo o seu projecto mais ambicioso "Conto de Comboio". Durante um mês realizam-se leituras diárias de vária índole (de manhã e ao fim da tarde de 2ª a 6ª) simultaneamente em 5 linhas de comboios suburbanos do Porto. 432 leituras durante um mês puseram-nos directamente em contacto com cerca 15.000 espectadores.
Após esta experiência bem sucedida a CAUSA.AC trabalha actualmente na continuação e alargamento do "Conto de Comboio" num formato mais elaborado a outros centros urbanos em Portugal e no estrangeiro.
Em Junho 2008 vence o concurso de apoio a espectáculos para a edição do “Serralves em Festa 2008” com um espectáculo para crianças, feito também por crianças juntamente com actores e músicos profissionais chamado: "O caçador e a Fada".
Janeiro 2009 realiza-se o laboratório com espectáculo final “Noite de Reis” a partir da obra de Charles Dickens.
Em Janeiro 2009 estreia no Centro Cultural de Vila das Aves "Terra 8" de Paulo Moura, projecto financiado no concurso Pontuais/Teatro da DGartes espectáculo que actualmente se encontra em digressão.

Sem comentários: